Somos uma Consultoria Estratégica de comunicação mão na massa

A Ryto nasceu quando o mundo foi forçado a mudar. Quatro meses haviam se passado desde o início da pandemia de coronavírus. Todos fomos levados a refletir sobre o que de mais importante existia para nós. Naquele turbilhão de riscos e incertezas, nunca se falou tanto sobre valores e sobre propósito.

Fundamos a Ryto em julho de 2020 com a vontade de construir algo novo e diferente no mercado de comunicação, com atuação nacional e internacional, e foco em inovação, tecnologia e negócios, que nos desafiasse e nos inspirasse. Que reunisse expertises de Estratégia, Public Affairs, Comunicação Corporativa, Assessoria de Imprensa, Mídias Digitais e Relações Institucionais & Governamentais para abarcar todos os elementos que ajudam a construir a Reputação de um Negócio e gerar crescimento.

Mas que reunisse também pessoas brilhantes em busca de uma vida equilibrada, saudável e instigante, formando um time coeso, diversificado, feliz e cheio de entusiasmo para atrair, atender e fidelizar clientes disruptivos, sensatos e engajados.

Sabe aquela sensação de que escolhemos e também somos escolhidos? Esse tem que ser o movimento natural das coisas. Autêntico, ousado e gratificante.

Faltava um nome. Estávamos a ponto de contratar um parceiro de branding quando a palavra ryto apareceu num sonho da nossa fundadora. Traduziu bem o nosso espírito criativo e colaborativo. Ritos remetem a costumes e celebrações. O “y” no lugar do “i” é a nossa vanguarda, movimento voltado à modernidade e à tecnologia, technology.

A própria vida é um eterno ritual de transformação e evolução. De ritos que nos permitem alcançar nosso propósito e construir identidades. RYTO é movimento, é o nosso meio de refletir sobre o novo, com referências consolidadas e ideias em constante progresso. É o ritual que nos faz buscar valor em tudo o que fazemos, através dos nossos princípios T.R.U.S.T.

 

Princípios T.R.U.S.T.

Traduzir Negócios

Somos movidos pelo desafio de atualizar os mitos
tradicionais da sociedade de mercado para a linguagem da nova economia, tornando as mensagens corporativas e setoriais mais acessíveis aos diversos públicos.

Ressignificar Valores

Identificamos os potenciais, internos e externos, de cada cliente para conectá-los com as mudanças do mundo e construir network.

Unir Marcas e Comunidades

Através da definição de indicadores de performance e de objetivos intimamente relacionados à estratégia de cada empresa, a posicionamos da maneira certa, no lugar certo, no momento certo e paras as pessoas certas, impactando todos os stakeholders.

Suprir a Opinião

Contamos histórias de negócios genuínos, originais, confiáveis, coerentes e alinhados aos desafios da sociedade atual.

Trabalhar Ritos

Entendemos a fundo os modelos de nossos clientes com alto grau de envolvimento, trabalhando de modo integrado para criar estratégias que tragam resultados de verdade.

Metodologia RYTO
O ritual de comunicação como diferencial competitivo e transformador

Equipe RYTO

Somos um time diverso e sênior, formado por jornalistas, relações públicas, publicitários, cientistas políticos, internacionalistas, economistas, estrategistas. Uma equipe focada na comunicação como ritual coletivo de ideias, vivências, estratégias, novas construções, novas possibilidades. E temos parceiros com esse mesmo espírito e um trabalho de excelência, entre consultores e advisors, pesquisadores, professores, especialistas em marketing digital e branding, designers, fotógrafos, videomakers, etc.

Equipe RYTO

Somos um time diverso e sênior, formado por jornalistas, relações públicas, publicitários, cientistas políticos, internacionalistas, economistas, estrategistas.

Uma equipe focada na comunicação como ritual coletivo de ideias, vivências, estratégias, novas construções, novas possibilidades. E temos parceiros com esse mesmo espírito e um trabalho de excelência, entre consultores e advisors, pesquisadores, professores, especialistas em marketing digital e branding, designers, fotógrafos, videomakers, etc.

Daniela Leiras
Sócia-fundadora

A Ryto nasceu de um desejo da sócia-fundadora de ajudar outras pessoas a acreditarem que suas próprias revoluções são possíveis. “Não basta gerar negócios. Tem que ser humano e fazer sentido”, diz. Jornalista pela PUC-RJ com MBA de Gestão em Comunicação Corporativa, a carioca viveu sete anos em Paris e hoje mora na capital paulista. Passou dez anos em redações – O Globo, GloboNews, Rádio França Internacional, CBN, Band. Em 2014, migrou para a comunicação corporativa, tendo sido coordenadora no Sebrae-SP e sócia da agência Danthi Comunicações. Já liderou estratégias de comunicação para empresas de capital aberto e fechado, desde startups e projetos de inovação até multinacionais, incluindo processos de M&A, IPO, Reestruturação e outras operações com o mercado de capitais. Recarrega as energias no esporte e na arte. Para um trabalho final de curso na França sobre pintores impressionistas, foi monitora do Louvre – durou só um dia, mas o suficiente para não largar mais as visitas a museus.

Caroline Frassão
Sócia-fundadora

Com a vida entre Brasil e Luxemburgo, um dos seus objetivos é aprender ao máximo com novas culturas, lugares e pessoas – nessa empreitada, já visitou cerca de 40 países e se tornou sommelière de vinhos. Sócia da Ryto, é graduada em Relações Internacionais pela USP, com especialização em Direito do Comércio Internacional pela Université de Paris V, França, e Mestre em Ciência Política pela USP. Há mais de 10 anos, atua em Relações Institucionais e Governamentais em consultorias e multinacionais. Tem passagem por grandes empresas como: Whirlpool, Braskem, Solvay, Atento, e extensa experiência em comércio internacional, incentivos fiscais, políticas regulatórias, inovação, tributárias, bem como estratégias de monitoramento e engajamento Legislativo e Executivo.

Marcelo Dias
Sócio

A curiosidade é um dos grandes motores da sua vida pessoal e profissional – se é que podemos mesmo separá-las. Essa busca pelo novo já o fez percorrer diversos roteiros na América Latina, como também trabalhar em segmentos variados: do esporte ao mercado financeiro. Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero e Gerente de Mídias Sociais pela ComSchool, atua em agências de comunicação há nove anos, com experiência em coordenação de equipes de assessoria de imprensa e produção de conteúdo, além de gestão de mídias sociais. Especializado nas áreas das finanças, tecnologia e empreendedorismo, já atendeu inúmeras startups e alguns dos maiores players do mercado financeiro brasileiro.

Tânia Magalhães
Diretora de Comunicação
Construir a reputação de empresas e C-levels, inspirar equipes e impulsionar negócios com estratégias assertivas de Comunicação faz parte do seu dia a dia. Nomeada uma das “Dez Maiores Personalidades de Comunicação no Brasil” pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e entre as “Dez Melhores Executivas de Comunicação” pelo Prêmio Comunique-se por três anos consecutivos, Tânia foi nos últimos 25 anos diretora em companhias multinacionais, com destaque para PayPal, Oracle, AT&T e Hill+Knowlton, atuando no Brasil e para América Latina, Estados Unidos e Ásia-Pacífico. Graduada em Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade pela PUC-RJ, especializada em Marketing pela FGV e pós-graduada em Carl Jung pela Faculdade Facis. É Conselheira pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Coach pelo Inner Game (USA) e ainda integra o Global Ipsos Reputation Council.
Joana Negri
Coordenadora de Relações Públicas

Quem participa de uma reunião com Joana ainda tem o privilégio de dar uma pausa para ouvir sua performance no piano, ao som de Queen, Beatles e Elton John. Antes da Comunicação, estudou Física. Jornalista, possui mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Foi assessora de imprensa da FGV, PUC-Rio e Conselho Regional de Odontologia de SP. Coordenou a comunicação interna da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho-RJ e foi repórter na Firjan. Atuou ainda como revisora e tradutora (inglês) para a Revista de pós-graduação da UFRJ (ECO-PÓS) e os relatórios da Columbia Global Centers.

Eduardo Shor
Gestor de Conteúdo

Autor de seis livros, entre institucionais e biografias, participou da produção de conteúdo da obra Banco Safra 175 Anos. Publicitário e jornalista com MBA em Marketing, atuou na área de comunicação em seguros do Banco do Brasil, escreveu para o Portal Terra, Projeto Draft, FGV e Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Com experiência em identidade de marca e comunicação corporativa, já produziu conteúdo estratégico para os setores de startup e tecnologia, inovação, imobiliário, logística, bancos, escritórios de advocacia, educação, saúde, moda, gastronomia, cidadania, entre outros.

Ana Cunha
Gerente Ryto Europa

Baseada em Lisboa há 4 anos, Ana Cunha é graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário IESB. Nos seus 8 anos de experiência, foi jornalista da TV Globo em Brasília e office manager. Já atuou com projetos multiculturais e multinacionais, assim como resolução de crises e conflitos.

Maria Mazzei
Coordenadora de Relações Públicas e Institucionais

 Jornalista com 18 anos de experiência, tem sólida relação com a imprensa e reportagens premiadas. Atualmente, desenvolve estratégias de comunicação, buscando inovar, trazer soluções e proporcionar maior alcance para os projetos que executa. Com expertise em gerenciamento de crises, planejamento e produção de conteúdo, Maria foi diretora das redações da CNN Brasil no Rio e em Brasília, sendo uma das lideranças do canal desde a implantação no país. Atuou ainda como editora, chefe de pauta, produtora e repórter em outras redações – Record TV, portal R7, jornal O Dia e RedeTV. Cursa na USP o MBA em Digital Business. Como hobbies, Maria gosta de correr e jogar tênis com sua filha e tenta ganhar do filho no xadrez. A jornalista integra o time da Ryto trazendo seu know-how e bom-humor.

Ana Cunha
Gerente Ryto Europa

Baseada em Lisboa há 4 anos, Ana Cunha é graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário IESB. Nos seus 8 anos de experiência, foi jornalista da TV Globo em Brasília e office manager. Já atuou com projetos multiculturais e multinacionais, assim como resolução de crises e conflitos.

Consultores Especialistas

Nádia Marucci
Consultora de Relações Institucionais e Governamentais

Uma conversa de alguns minutos com a Nádia Marucci, que fica em Brasília, e é possível ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo, da economia à política, passando pelo ecossistema social e a análise estratégica de cenários. Bacharel em Relações Internacionais pelo UniCEUB e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Atua há mais de 10 anos nas áreas de relações governamentais, comércio internacional e política industrial e inovação, em âmbito nacional e internacional. Foi Líder da equipe de Competitividade e Emprego da PATRI Políticas Públicas, trabalhou como consultora para a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e para o Ministério da Saúde.

Renato Jakitas
Consultor de Conteúdo
Quem acompanha de perto o noticiário econômico, financeiro e de inovação do Brasil há pelo menos duas décadas com certeza já encontrou uma reportagem assinada por Renato Jakitas. Consultor estratégico da Ryto e editor do portal Mais Retorno, Jakitas é especializado em finanças pela FIA-Bovespa e tem no currículo passagem por algumas das principais redações do país, como Estadão, Veja e Rede Globo.

Advisors

Prof. Alexandre Zavaglia
Consultora de Relações Institucionais e Governamentais

Coordenador Executivo do grupo de pesquisa de Governança e Regulação de IA do CEPI – FGV Direito SP.  Zavaglia também é professor convidado do Curso de  Pós Graduação em Inteligência Artificial da Universidade de Lisboa e diretor da Legal&Tech Design.

Rodrigo Maia
Consultora de Relações Institucionais e Governamentais

CEO do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), Rodrigo é consultor global e representante da Abrasca (Associação Brasileira das Empresas de Capital Aberto) perante órgãos do mercado de capitais em jurisdições internacionais e projetos relacionados à inovação digital do mercado de capitais, blockchain, cybersecurity e data science. Foi diretor de Relações com Investidores da Gerdau, tendo atuado por mais de 18 anos no setor do aço em 3 multinacionais.

Alexandre Barral
Consultor de Conteúdo

Consultor internacional de relações entre Europa e Brasil, foi Head de Investimentos de LATAM para a França da Business France, agência governamental de internacionalização, onde liderou os processos de dezenas de empresas dessa região a investirem e crescerem na França. Alexandre também trabalhou para o BPI, banco de investimentos público francês focado em inovação.

Ricardo Raposo
Consultora de Relações Institucionais e Governamentais

Head de Data & Analytics na B3, Raposo tem uma carreira reconhecida no Brasil e exterior como uma referência em ciência de dados, modelagem e crédito, tendo passado por IBM, Credicard e Itaú.

Case RYTO
ZRO Bank, um banco digital no ranking 100 Startups to Watch